top of page
Buscar

Tratamento de miomas de útero por embolização.

Tratamento de miomas de útero por embolização no Hospital Saha.

O que são miomas?


Miomas são nódulos musculares que crescem na parede do útero geralmente em mulheres com idade entre 30 e 50 anos. Eles não são cânceres e não representam um risco importante para a saúde da mulher, mas dependendo do tamanho, quantidade e localização dos nódulos, podem aparecer sintomas variados e intensos que impactam seriamente a qualidade de vida.


O sintoma mais comum é o sangramento menstrual muito intenso, prolongado e/ou doloroso que muitas vezes provoca anemia. Outros sintomas desconfortáveis são a sensação de peso no abdome inferior, a distensão da barriga, a necessidade de urinar com frequência e a dor ou desconforto na relação sexual.


Mas na maioria das vezes os miomas são assintomáticos e são apenas diagnosticados durante um exame ginecológico ou ultrassonográfico de rotina. Nesta situação, é consenso que os miomas não requerem qualquer tratamento, além da observação e acompanhamento da sua evolução.


Já quando a paciente manifesta queixas decorrentes da presença de miomas, o tratamento será benéfico no sentido de recuperar integralmente a qualidade de vida.


O tratamento classicamente para os miomas é o cirúrgico, que pode objetivar a retirada dos miomas (miomectomia) ou do útero (histerectomia). Ambos são procedimentos cirúrgicos formais que requerem anestesia geral, alguns dias de internação e semanas de recuperação pós-operatória. Além disso, a histerectomia deixa a mulher sem mais possibilidade de reproduzir (estéril).

Embolização para tratamento de miomas

A embolização é uma técnica de radiologia intervencionista que consiste na introdução de um fino tubo plástico (cateter) através da punção de uma artéria que passa pela virilha ou pelo punho. É um procedimento realizado com anestesia local.


Esse cateter é introduzido por um pequeno furinho de 2 mm e conduzido por dentro do sistema vascular, sendo guiado por um equipamento de imagem digital até ser posicionado nas artérias que levam sangue para o mioma.


Através do cateter são injetadas pequenas partículas plásticas que irão entupir o vaso e assim interromper o fluxo de sangue para os miomas. Sem sangue, os miomas morrem e diminuem o seu tamanho. Com isso, os sintomas tendem a desaparecer rapidamente após o procedimento. Quando o procedimento termina, o cateter é retirado e um curativo é colocado no local do acesso vascular.


As pacientes permanecem em repouso durante um período de 12 horas e em seguida recebem alta do hospital. A recuperação clínica é muito rápida, permitindo que a maioria das pacientes retome as suas atividades dentro da primeira semana após o procedimento.


Resultados da embolização


A evidência científica contida na literatura médica é farta e comprova os benefícios da embolização para tratamento de miomas sintomáticos.


·        Nove em cada dez mulheres que tinham sangramento intenso voltam a ter menstruações normais;

·        Nove em cada dez mulheres que tinham dor provocada por miomas relatam desaparecimento do sintoma;

·        O tamanho do útero e dos miomas regride em até 50% três meses após a embolização e em até 90% após um ano;

·        Os efeitos provocados pela embolização são permanentes, o que raramente torna necessário algum procedimento terapêutico adicional.


Vantagens da embolização


1.     É um procedimento realizado com anestesia local.

2.     Não deixa cicatriz ou marca externa.

3.     Pode ser feito em regime ambulatorial ou, no máximo, necessita de um único dia de internação.

4.     A recuperação é muito rápida, permitindo que as pacientes retornem às suas atividades habituais apenas de três a quatro dias após o procedimento.

5.     É altamente eficaz para controlar os sintomas provocados pelos miomas.

6.     Trata o útero de forma universal, isto é, trata todos os miomas ao mesmo tempo.

7.     Os efeitos terapêuticos são permanentes, o que raramente torna necessário um procedimento adicional.

8.     Preserva o útero e a possibilidade de fertilidade.

9.     Permite a terapia de reposição hormonal, se necessária.


A embolização para tratamento de miomas é um procedimento regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e está incluído no rol de procedimentos de cobertura obrigatória.


A embolização de miomas é realizada em centros especializados que possuem tecnologia adequada e equipes médicas de radiologistas intervencionistas experientes, como o Hospital SAHA / Grupo Fleury.


Fale com a gente

Para saber mais e agendar o seu tratamento entre em contato: (11) 2162-7100.


Colaboração:

Dr. Nestor Hugo Kisilevzky Médico especialista em Radiologia Intervencionista CRM 79.119



50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page