Fingolimode é um medicamento indicado no tratamento de pacientes adultos com esclerose múltipla remitente-recorrente, após falha terapêutica de betainterferona ou acetato de glatirâmer.
Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), a esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, na qual o sistema nervoso é atacado pelo próprio organismo, o que leva a lesões cerebrais e medulares.
Como o fingolimode atua
O fingolimode age pelo bloqueio de receptores nas células T (esfingosina-1-fosfato), impedindo sua migração dos gânglios linfáticos para o sistema nervoso central, reduzindo a atividade autoimune direcionada contra a mielina, uma substância que protege os nervos, minimizando a progressão da esclerose múltipla.
Via de administração e efeitos colaterais do fingolimode
O fingolimode é administrado por via oral, cuja dose deve seguir o critério médico.
Dentre as reações adversas, é importante observar que, após a primeira dose, ocorre bradicardia (frequência cardíaca menor que 60 batimentos por minuto), motivo pelo qual o paciente deverá ser observado por um determinado período, no local da administração da medicação.
Contraindicações
Histórico de alergia ao fingolimode ou a qualquer um dos seus componentes e antecedente cardiológico como infarto do miocárdio.
Onde fazer o tratamento com fingolimode?
Você pode fazer o seu tratamento com fingolimode com pedido médico no Hospital Saha.
Comments