A terapia de infusão ocorre quando você recebe medicação por meio de uma agulha ou cateter, geralmente por via endovenosa (veia) ou subcutânea (abaixo da pele).
Alguns medicamentos não podem ser tomados por via oral porque perdem a eficácia quando expostos ao sistema digestivo. A terapia de infusão é uma alternativa quando não existe terapia oral comparável ou quando o paciente não consegue tomar medicação oral.
O tratamento infusional permite um tratamento muito mais eficiente de doenças crônicas, pois fornece a medicação diretamente na corrente sanguínea. Como resultado, há uma maior taxa de absorção e você pode obter alívio mais rapidamente.
O procedimento requer um centro especializado, onde uma equipe de saúde treinada oferece toda a segurança ao atendimento e aplicação.
O que pode ser administrado através da infusão
Um exemplo de infusão é a administração de medicamentos imunobiológicos. O tratamento com biológicos é indicado para várias condições clínicas, como doenças autoimunes, inflamatórias, alérgicas, além de doenças como a osteoporose.
Como é feita a infusão
O paciente é colocado em uma poltrona reclinável. Durante a infusão, o paciente pode ler, ouvir música ou ver filmes em seu notebook.
Quando a medicação deve ser administrada via endovenosa, uma agulha é inserida na veia, que é conectada a um cateter e este, ao medicamento prescrito. Uma vez fixada na veia, a solução é infundida lentamente na corrente sanguínea.
A duração de cada sessão depende do medicamento administrado e das suas necessidades específicas.
Podem ocorrer efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais dependem do medicamento administrado e podem incluir tontura, náusea, coceira no local da injeção, dor de cabeça, entre outros.
Antes de iniciar a terapia de infusão, o paciente recebe orientação do profissional de saúde do centro de infusão, não apenas dos eventuais eventos adversos, mas também de outras medicações em uso e possível interferência com a medicação a ser administrada.
Cuidado e monitoramento durante a infusão
Diversos cuidados devem ser seguidos antes e durante a infusão, como a conferência do nome do paciente e da medicação prescrita, higienização das mãos, com o objetivo de prevenir a infecção relacionada à assistência à saúde, uso de materiais como agulhas, cateteres e bombas de infusão de última geração, além de orientações quanto a eventuais reações.
Onde fazer a Infusão?
Você pode fazer o seu tratamento infusional, com prescrição médica, no Centro de Infusões do Hospital Saha. Entre em contato através do telefone (11)2162-7100.
コメント