Dupixent®
- Hospital Saha
- 15 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Dupixent® é um medicamento composto pelo dupilumabe, um anticorpo monoclonal humano, que pode ser indicado no tratamento de algumas condições inflamatórias específicas, como a dermatite atópica grave, uma doença crônica da pele, determinados tipos de asma, rinossinusite crônica com pólipo nasal, entre outras.
O Dupixent® atua inibindo a ação de proteínas específicas do sistema imunológico - a interleucina-4 (IL-4) e a interleucina-13 (IL-13) -, que desempenham um papel significativo na inflamação associada a essas doenças.
Para que serve o Dupixent®?
O Dupixent® pode ser indicado no tratamento de determinadas condições inflamatórias crônicas, devido à sua capacidade de inibir a ação da interleucina-4 (IL-4) e da interleucina-13 (IL-13), proteínas específicas do sistema imunológico, que desempenham um papel importante na inflamação associada a algumas doenças.
As principais indicações do Dupixent® são:
Tratamento da dermatite atópica moderada a grave em pacientes que não responderam conforme o esperado a outras terapias, auxiliando na redução da inflamação da pele, no alívio da coceira e na melhora dos sintomas do quadro;
Tratamento de manutenção de casos específicos de asma grave inadequadamente controlada. O Dupixent® auxilia na redução da frequência de exacerbações asmáticas, melhorando os sintomas;
Tratamento da rinossinusite crônica com pólipo nasal em pacientes que não responderam adequadamente a outros tratamentos ou têm contraindicações a outras abordagens.
O Dupixent® pode ainda ser indicado no tratamento de quadros específicos de prurigo nodular, uma doença inflamatória crônica da pele que se caracteriza pela presença de nódulos pruriginosos, e de esofagite eosinofílica, uma doença que cursa com inflamação do esôfago associada a presença aumentada de eosinófilos.
Como funciona o Dupixent®?
O Dupixent® é composto pelo dupilumabe, um anticorpo monoclonal recombinante humano, que atua inibindo a ação de duas citocinas (proteínas), a interleucina-4 (IL-4) e a interleucina-13 (IL-13), através da ligação a seus receptores. Essas proteínas desempenham um papel importante na regulação da resposta imunológica e no desenvolvimento da inflamação e pode estar associado a determinados quadros alérgicos e inflamatórios, como a dermatite atópica, alguns tipos específicos de asma e a rinossinusite crônica com pólipo nasal.
Quais são as contraindicações do Dupixent®?
A principal contraindicação do Dupixent® é a hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Ademais, existem situações que requerem precauções de uso e devem ser individualmente avaliadas pelo médico que assiste o paciente. Dessa forma, o
paciente deve informar o médico sobre as suas condições médicas preexistentes, incluindo infecções, outras doenças alérgicas, possibilidade de gestação, uso de medicamentos, entre outras.
Quais são as reações adversas do Dupixent®?
O Dupixent pode levar a algumas reações adversas, que variam de pessoa para pessoa. Algumas das reações adversas mais comuns são:
Reações no local da injeção, como vermelhidão, inchaço, coceira ou dor;
Conjuntivite, que é uma inflamação ocular, que pode causar olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento;
Lesão oral por herpes.
Durante o tratamento com Dupixent® é importante informar qualquer sintoma ou intercorrência de saúde ao médico assistente.
Onde fazer o tratamento com o Dupixent®?
Você pode fazer a sua infusão em São Paulo apresentando o pedido médico no Centro de Infusões do Hospital Saha. Para maior comodidade, nosso agendamento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, através do telefone (11) 4004-6410.
Deseja mais detalhes sobre a infusão de medicamentos? Estamos disponíveis também no WhatsApp.




