top of page

Tipos de Psoríase, tratamentos e prevenção

Dra Ana Carolina

A psoríase é uma condição crônica, inflamatória e não contagiosa, que afeta primordialmente a pele, manifestando-se por meio de lesões avermelhadas e escamosas, frequentemente acompanhadas de coceiras.

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cinco milhões de brasileiros convivem com a psoríase, destacando-se a importância de compreender suas manifestações e opções terapêuticas disponíveis.

 

A doença tem uma etiologia complexa, que envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais.


Tipos e sintomas

Segundo a SBD, a psoríase pode se manifestar de diversas formas, sendo a mais comum a psoríase em placas ou vulgar, geralmente localizadas nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, região lombar e cicatriz umbilical, embora possam ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive genitais.

 

As placas são secas, avermelhadas e com escamas, prateadas ou esbranquiçadas, que podem coçar, doer, rachar e sangrar.


Impacto psicossocial e suporte

Além dos sintomas físicos, a psoríase pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, afetando sua autoestima e interações sociais.

 

O apoio psicológico é fundamental no manejo da doença, assim como a participação em grupos de suporte, que podem oferecer uma rede de compartilhamento de experiências e estratégias de enfrentamento.

 

Tratamento

O tratamento da psoríase é individualizado e inclui desde hidratação cutânea, nos casos mais leves, até medicamentos tópicos, sistêmicos e biológicos, a depender da gravidade do quadro. A fototerapia também pode fazer parte da indicação médica.

 

Se o seu médico prescreveu uma infusão para o tratamento da psoríase, conte com Centro de Infusões do Hospital Saha, centro de tratamento de doenças autoimunes certificado como Acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação e que se preocupa com a segurança e qualidade no atendimento ao paciente. Clique e saiba mais.

 

 

Commentaires


bottom of page