A ginecologia é uma especialidade médica que desempenha um importante papel de acompanhar a saúde da mulher em todas as fases da vida. O ginecologista é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar inúmeras condições que afetam o aparelho reprodutor feminino e as mamas.
Consultar-se com o especialista pode ser uma forma de prevenção para inúmeras doenças como câncer de mama e câncer de colo do útero. Para saber mais detalhes sobre a importância do médico ginecologista, a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, continue a leitura.
Importância das consultas ginecológicas regulares
Após a primeira menstruação, as consultas ginecológicas devem ser realizadas todos os anos, independente de sintomas aparentes. Através do acompanhamento de rotina é possível identificar sinais precoces de doenças, como o câncer de mama, câncer de colo do útero, endometriose, alterações hormonais e irregularidades menstruais.
As consultas anuais com um médico ginecologista permitem a realização de exames preventivos que podem identificar alterações precocemente. Entre esses exames destacam-se o papanicolau e a mamografia.
Embora seja uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, o câncer de mama tem altas chances de cura quando detectado precocemente. Assim como a orientação sobre o autoexame e a mamografia, o ginecologista também pode solicitar outros exames como o ultrassom das mamas.
Principais doenças tratadas pelos ginecologistas
Entre as principais doenças tratadas na ginecologia, destacam-se:
Alterações hormonais;
Câncer ginecológico;
Candidíase;
Cólicas menstruais;
Corrimentos vaginais;
Endometriose;
Miomas uterinos;
Infecções genitais;
Infecções sexualmente transmissíveis;
Infertilidade conjugal;
Menstruação irregular;
SOP - Síndrome dos ovários policísticos.
Exames solicitados na ginecologia
Alguns exames que podem ser solicitados durante a consulta ginecológica, incluem:
Papanicolau, para rastrear alterações nas células do colo do útero;
Colposcopia, utilizada para examinar o colo do útero, vagina e vulva;
Ultrassonografia pélvica, para avalia os órgãos reprodutivos e sua anatomia;
Ultrassom da mama, para identificar nódulos sólidos, lesões císticas, assimetrias ou alterações mamárias;
Mamografia, para o rastreamento do câncer de mama;
Vulvoscopia, utilizada para rastrear lesões precursoras de câncer vulvar;
Hemograma, para avaliar as células do sangue;
Testes de DST, cruciais para a detecção e tratamento de infecções.
Conheça o Saha Care e faça sua consulta
Consultas regulares são necessárias não apenas para discutir métodos contraceptivos adequados, mas também para realizar exames preventivos que podem identificar doenças em seus estágios iniciais. O mês de outubro é internacionalmente reconhecido como Outubro Rosa, uma campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e, no Brasil, também do câncer de colo do útero.
Muitas pessoas ainda desconhecem os sinais da doença, a importância de exames como a mamografia e o papel essencial do médico ginecologista. Para orientações personalizadas e cuidados adequados, considere agendar uma consulta com um ginecologista. Conheça o Saha Care, onde uma equipe de especialistas está pronta para oferecer um atendimento de qualidade. Agende sua consulta e cuide da sua saúde!
[Referências]
1- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO): https://www.febrasgo.org.br/pt/
2- Instituto Nacional de Câncer (INCA): https://www.inca.gov.br
Komentarze