top of page
Foto do escritorHospital Saha

Eculizumabe

O Eculizumabe é um medicamento classificado como anticorpo monoclonal, usado no tratamento de doenças hematológicas raras, como a síndrome hemolítico urêmica atípica (SHUa) e a hemoglobinúria paroxística noturna.


Mecanismo de Ação do Eculizumabe


O Eculizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que atua como um inibidor do sistema complemento, uma vez que se liga de modo específico à proteína C5 desse sistema.


O sistema complemento é parte importante da imunidade do nosso organismo e do combate a infecções. Contudo, sua ativação não controlada pode se associar à fisiopatologia de determinadas doenças, a exemplo da hemoglobinúria paroxística noturna e da síndrome hemolítico urêmica atípica.


O tratamento com Eculizumabe auxilia a bloquear a hemólise intravascular, na hemoglobinúria paroxística noturna, e a microangiopatia trombótica, na síndrome hemolítico urêmica atípica, que são alterações hematológicas associadas, nesses quadros, à ativação do complemento.


Como é feito o tratamento com Eculizumabe


O Eculizumabe é administrado por via intravenosa por equipe especializada. O tratamento deve ser sempre feito sob acompanhamento médico regular.

A dose inicial, o esquema de administração e a periodicidade das infusões são prescritos pelo médico assistente do paciente, avaliando as características individuais e a condição específica tratada.


Precauções e Vacinação


A principal contraindicação à administração do Eculizumabe é história prévia de hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos componentes da medicação.

 

Os pacientes que realizam o tratamento com Eculizumabe possuem um risco aumentado de desenvolver infecções graves, principalmente as infecções meningocócicas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis. Dessa forma, é indicado que o paciente esteja com seu esquema vacinal em dia e que receba as vacinas meningocócicas disponíveis pelo menos duas semanas antes do início do tratamento.

 

Durante o tratamento com Eculizumabe, os pacientes devem ser rigorosamente monitorados para que se identifique precocemente possíveis sinais de infecção.

 

Também é necessária a realização de exames regulares para avaliar a resposta do paciente ao tratamento e detectar reações adversas.


Onde fazer o tratamento com Eculizumabe?


Você pode fazer o seu tratamento com Eculizumabe, com prescrição médica, no Centro de Infusões do Hospital Saha. Entre em contato através do telefone (11)2162-7100.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page