top of page
Buscar

Doença de Paget: sintomas, diagnóstico e tratamento

A doença de Paget do osso é uma doença crônica do metabolismo ósseo, que se caracteriza por áreas de reabsorção óssea aumentada associada a um reparo desorganizado do osso, prejudicando a integridade óssea, o que pode resultar em dor, ossos deformados ou frágeis.

 

Essa condição se torna mais comum com o aumento da idade, sendo mais prevalente em indivíduos com mais de 50 anos. Qualquer osso do corpo pode ser afetado na doença de Paget, mas as áreas mais frequentemente acometidas são o crânio, as vértebras da coluna, a pelve e, nos membros inferiores, o fêmur e a tíbia.

 

Causas tanto genéticas quanto ambientais parecem contribuir para a patogênese do quadro - enquanto alterações genéticas conferem maior suscetibilidade à doença, fatores ambientais também têm sido estudados e implicados à condição.


Sinais e diagnóstico

A doença de Paget muitas vezes é assintomática. Quando os sintomas ocorrem, os mais comuns são dor e deformidade óssea.

 

A dor associada a esta condição pode ser consequência do crescimento ósseo anormal. Além disso, a doença pode levar a algumas complicações, como fraturas ósseas, osteoartrite nas articulações próximas aos ossos afetados e problemas neurológicos devido à compressão de nervos.

 

O diagnóstico é feito principalmente através de exames de imagem, como radiografias, que podem revelar as alterações ósseas características da doença. Exames de sangue também são úteis para detectar níveis elevados de fosfatase alcalina, um indicador de atividade óssea anormal.


Pesquisas atuais

As pesquisas atuais sobre a doença de Paget se concentram em entender melhor suas causas e desenvolver tratamentos mais eficazes. Estudos recentes também exploram a genética da doença, buscando identificar alterações específicas associadas a uma maior predisposição para o quadro.


Opções de tratamento

Os principais objetivos do tratamento da doença de Paget óssea são o alívio da dor, a redução da taxa de remodelamento ósseo, diminuindo a progressão da doença, e a prevenção de complicações.

 

Nesse contexto, os bisfosfonatos são a classe de medicamentos mais usada, devido a sua eficácia e facilidade de administração. Analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser prescritos para controle da dor. Em casos de deformidades ósseas significativas ou complicações como fraturas, a cirurgia pode ser necessária.

 

O tratamento deve ser personalizado, considerando os sintomas, a extensão da doença e os ossos envolvidos.


Infusão para doença de Paget

Na doença de Paget, um dos principais medicamentos utilizados é o ácido zoledrônico, um bisfosfonato administrado por infusão endovenosa que auxilia a regular o metabolismo ósseo. O tratamento ajuda a reduzir a reabsorção óssea acelerada que caracteriza a doença, aliviando a dor, diminuindo a progressão do quadro e prevenindo deformidades e fraturas. 

 

Se o seu médico prescreveu um tratamento para a doença de Paget por infusão, conte com o Centro de Infusões do Hospital Saha, um centro de tratamento de doenças certificado como Acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação - e que se preocupa com a segurança e qualidade no atendimento ao paciente. Clique e saiba mais.

 

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page