top of page

Artrite Idiopática Juvenil: Sinais, Tratamento, Impacto

A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), conhecida anteriormente como artrite reumatoide juvenil ou artrite crônica da infância, compreende um grupo de doenças cuja principal manifestação clínica é a artrite, caracterizada por dor, inchaço e aumento de temperatura de uma ou mais articulações.


A AIJ acomete crianças e adolescentes até os 16 anos e não tem uma causa conhecida.

 

Sinais, sintomas e diagnóstico

Os principais sintomas são dor articular e limitação de movimento e inchaço articular. Em alguns casos, especialmente com um acometimento articular mais intenso, pode ocorrer uma certa dificuldade na movimentação ao acordar (rigidez matinal), fraqueza ou até incapacidade na mobilização das articulações.


O diagnóstico é clínico e baseia-se na presença de artrite em uma ou mais articulações com duração acima de seis semanas.

 

Impacto na qualidade de vida

A AIJ pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das crianças e suas famílias.

A dor crônica, a limitação da mobilidade e as frequentes visitas médicas podem afetar o bem-estar físico e emocional.


As intervenções devem incluir não apenas o tratamento médico, mas também suporte psicossocial para ajudar as crianças a lidar com a doença e suas implicações na vida diária.

 

Opções de tratamento

O tratamento da artrite crônica juvenil é variado e visa reduzir a dor, melhorar a função articular e prevenir danos a longo prazo.

As opções incluem medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), corticosteroides para controle da inflamação aguda, drogas modificadoras da doença reumática (DMARDs) e terapias biológicas direcionadas a componentes específicos do sistema imunológico envolvidos na inflamação.

Além disso, a fisioterapia e a terapia ocupacional são componentes cruciais do tratamento, pois focam na manutenção da mobilidade e da função articular.

 

Infusão para artrite crônica juvenil

Uma opção de tratamento envolve medicamentos biológicos administrados por infusão intravenosa.  


Estes tratamentos são direcionados a componentes específicos do sistema imunológico para reduzir a inflamação e controlar os sintomas da doença. É importante que qualquer tratamento seja discutido e supervisionado por um médico especialista, considerando as características individuais de cada caso.


Se o seu médico prescreveu uma infusão para o tratamento da artrite crônica, conte com o Centro de Infusões do Hospital Saha, centro de tratamento de doenças autoimunes certificado como Acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação e que se preocupa com a segurança e qualidade no atendimento ao paciente. Clique e saiba mais.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Dupixent®

O Dupixent® é um medicamento composto pelo dupilumabe, um anticorpo monoclonal humano, que pode ser indicado no tratamento de algumas condições inflamatórias específicas, como a dermatite atópica grav

 
 
 
Stelara®

Stelara® é um medicamento biológico utilizado no tratamento de doenças autoimunes.  Princípio ativo O ustequinumabe, princípio ativo de Stelara®, é um anticorpo que se liga às proteínas interleucina-1

 
 
 
Entyvio®

Princípio ativo Entyvio® (vedolizumabe) é um anticorpo monoclonal que se liga à integrina α4β7, uma das proteínas envolvidas no processo de inflamação das doenças inflamatórias intestinais. Quando o u

 
 
 

Comentários


bottom of page