Buscar

21/06: Dia Mundial de Controle da Asma: Asma: fatores ambientais e genéticos podem causar a doença

21 de junho é o Dia Mundial de Controle da Asma, doença inflamatória crônica das vias aéreas. A principal característica da asma é a dificuldade de respirar quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos. De acordo com a pesquisa Nacional de Saúde (Ministério da Saúde/IBGE), 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos têm a doença. 


 A asma é resultado da integração entre alterações genéticas e fatores ambientais e biológicos. Sua base genética fica evidente quando é focado o traço familiar. “Quando se faz o diagnóstico de asma, frequentemente se encontram outros asmáticos entre os pais, avós, tios e irmãos. Estudos demonstram que diversos genes estão envolvidos na patogenia da doença”, explicou Hisbello Campos, pneumologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).


Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2732-21-06-dia-nacional-de-controle-da-asma-asma-fatores-ambientais-e-geneticos-podem-causar-a-doenca?fbclid=IwAR2wjR6XwZfy_jbWvKUz_JK0Y_tafTlHjPRtX_ANeR-3d4Q3SbpVplXCyhk

9 visualizações

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Arnaldo Cividanes - Diretor Técnico

CRM: 20.294

Endereço:

Rua Maestro Cardim, 407 - 1º ao 5º andar - São Paulo, SP

01323-000

(11) 2162-7100

Nossas redes:

  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
© 2020. Todos os direitos reservados.